19/03/2010
EDUCAÇÃO
Documentário mostra dois últimos anos da Vila Dique
O vídeo "Vozes da Dique: a Remoção" vem a público depois de dois anos de um processo artesanal de registro do imaginário e da realidade dos moradores antes da remoção da vila. São depoimentos, entrevistas, imagens, discursos, reivindicações e esperanças coletadas por integrantes do Projeto de Protagonismo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes. O resultado é um documentário de 40 minutos, gravado por oito alunos após conceberem o roteiro e passarem a captar imagens sobre o dia-a-dia, documentando as relações entre a comunidade e os atores sociais e políticos.
Moradores da Vila Dique, os jovens passaram toda a vida onde um dos únicos espaços de sociabilidade, convivência e de alçar vôos mais altos foi a escola, integrante da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Irregular e localizada nas imediações do aeroporto de Porto Alegre, a Dique foi removida e seus moradores transferidos para um conjunto habitacional construído pela prefeitura.
Protagonistas - De acordo com a responsável pelo projeto, o inédito no documentário, que registrou a visão dos atores sobre eles mesmos, foi o modo como foi construído, sublinha Ana Laura Contti Nell. Os alunos filmaram com uma câmera Cyber Shot e usaram o movie maker para a edição. “O inédito na verdade é o fato de utilizar os recursos limitados que se tem para avançar”, conclui a professora.
O vídeo será lançado na Semana Cultural de Porto Alegre e exibido na Sala P. F. Gastal em pré-estréia na quarta-feira, 24. A estréia no circuito de exibição da Semana será quinta-feira, 25, com exibição simultânea na Usina do Gasômetro e no Santander Cultural (em parceria com o programa Ação Educativa
Fonte: http://www.portoalegre.rs.gov.br - Secretaria da Educação
sábado, 20 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário