segunda-feira, 29 de junho de 2009
Encontro do dia de hoje:
Estou muito contente com a participação dos alunos no grupo do Protagonismo. Em todas as semanas percebo o crescimento de interesse de cada um, pois trazem notícias, relatos, participam das reuniões na comunidade,... enfim observo posicionamento crítico e participativo no que diz respeito à construção do documentário.
É muito bom estar proporcionando este trabalho aos alunos da escola.
Reunião dos comerciantes.
Eu fui a reunião dos comerciantes da Vila Dique num mini mercado.Bom falava sobre o tamanho que iriam ser os bares ou armazéns das pessoas ou comerciantes da vila.E que eles iriam exigir que fosse 120 metros quadrados para o comércio e 40 metros quadrados para as casas que irião ficar ao lado dos comércios.
Bom outra coisa muito importante o DEMHAB falou para as pessoas da comunidade, é que já estavam construindo a escola por que as pessoas já haviam falado que não iriam embora se não houvesse escola,creche e posto de saúde. Pois é o Demhab mentiu por que as meninas que estão acompanhando as construções viram que eles nem começaram a fazer a escola e que a escola irá demorar de 2 a 3 anos para ser construída.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Assunto do dia
Amanhã teremos um novo encontro.
PESQUISA DE OPINIÃO COM OS MORADORES DA VILA DIQUE
Nós do protagonismo fizemos uma enquete com os moradores da Dique, onde perguntamos sobre as vantagens e desvantagens da mudança da comunidade.
As vantagens mais citadas pelos os moradores foram menos poluiçao (9 pessoas) e melhor qualidade de vida (6 pessoas).
O numero de pessoas que citaram vantagens durante a pesquisa de opinião foi de 27 moradores.
Enquete sobre as desvantagens de mudar da vila
segunda-feira, 8 de junho de 2009
REMOÇÃO DA VILA DIQUE
Sistematização das entrevistas
Nós, do grupo protagonismo, realizamos na quinta-feira do dia 04/06/2009 um trabalho de entrevistas aqui na escola com moradores da vila, funcionários, alunos e professores da escola migrantes.As entrevistas foram complementadas com filmagens e fotografia que estarão disponíveis no nosso blog.As perguntas feitas foram:
1) Nome? ;
2)Quanto tempo mora na vila? ;
3)O que esta achando da mudança da vila? ;
4) Como você esta se sentindo com a mudança da vila? .
Com estas entrevistas nós percebemos que os moradores estão se importando mais com o tamanho de suas moradias do que com o seu novo bairro; mas também tem alguns que se preocupam com a distância do seu trabalho.
Nas entrevistas percebemos também que uma das partes dos moradores está satisfeito com a saída enquanto outra parte gostaria de permanecer na comunidade.
Dona Eva, que mora á 20 anos na comunidade, acha “Muito bom pra sair da sujeira e das encrencas”.
Vilmar está descontente com a mudança, pois: “Não concorda se a casa for menor que a prefeitura sugeriu para os moradores”.
Dona Carine, uma das mais antigas moradoras da comunidade (mora há 30 anos), por fim, declarou: “Quando eu mudar eu posso dizer como vou me sentir”.
Participação na VIII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente.
Estiveram presentes na Associação Israelita Hebraica nos dias 05 e 06/06.Os alunos Romário e Richard e professoras Ana Laura e Cláudia, estiveram na conferência municipal da Criança e do adolescente para ver as propostas de grupos para melhorar a condições de vida, nos aspectos de saúde,alimentacão,educação,cultura e lazer.
As diretrizes aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual e depois a Federal.
No dia 13/05/2009 o grupo do Protagonismo esteve presente na Pré-conferência da Criança e Adolescente.